O que saber sobre os carros autônomos
No futuro temos tudo para que tenhamos carros autônomos na ruas, uma tecnologia que vem para facilitar a vida de todos e transformar toda a forma de transporte do mundo.
Passado do carro autônomo
A primeira ideia de carro autônomo começou em 1925 com o Houdina Radio Control, que foi o primeiro carro sem motorista o controle do carro era feito por um transmissor de rádio em um segundo carro que o seguia, em 1956 a GM mostrou ao mundo o GM Firebird II com uma nova ideia que usava sensores que localizavam os outros veículos e a velocidade deles lançada assim o começo da tecnologia que é usada hoje no desenvolvimento dos carros autônomos.
GM Firebird II 1956
Presente do carro autônomo
Hoje em dia o carro autônomo e divido em 5 níveis determinado pela SAE(Sociedade de engenheiros automotivos) internacional:
Nível 0: É aquele carro em que todo controle se dar pelo motorista.
Nível 1: Hoje em dia a maioria dos carros estão nesse nível, nesse nível temos algumas função automatizadas mais o principal controle ainda está com o motorista.
Nível 2: Aqui o motorista já começa a ter menos controle e o carro se dirige, mas nesse nível o carro pode acelerar e frear o sozinho e se manter entra as faixa da rodovia, essa tecnologia ficou conhecida nos carros da Tesla.
Nível 3: Este nível é o mais avançado que temos atualmente, nele o carro pode dirigir sozinho por um determinado tempo é até uma velocidade pré-determinada pelo fabricante o primeiro carro com essa tecnologia foi o Audi A8 em 2018.
Nível 4: Nesse nível temos o sistema que não precisa da intervenção do motorista para dirigir em situações normais, só é necessário a intervenção do motorista quando temos condição adversas como chuva forte, neblina e etc, hoje já existe carros que podem chegar nesse nível mas ainda esperam um legislação para que possam ir as ruas, temos o exemplo do Rimac Concept two aonde a fabricante diz que o carro já tem toda a preparação necessária para o nível 4.
Nível 5: Aqui temos o carro totalmente autônomo, nele só temos passageiro quem dirige é o carro, a única coisa necessária é o colocar o destino desejado.
Hoje já temos várias fabricantes que produzem carros com pelo menos nível 2 de automação mais a principal dela e a que mais tem repercussão e a Tesla já que toda sua linha tem pelo menos nível 2 de automação e como nós sabemos o excêntrico bilionário Elon Musk não pretende para por ai.
Futuro do carro autônomo
Como no tempo de hoje já temos carros de até nível 4 de automação estamos não tão longe de automação total, por mais que os carros de nível ainda não possam rodar na rua temos uma estimativa que em 2025 temos os primeiros carros de nível 5, mas o problema que atrasam os carros autônomos não é a falta de tecnologia e sim a falta de legislação que muitas vezes impedem do carro autônomo estar nas nossas vias e cidades.
Mas também teremos o problema em principalmente por um grande período de tempo ainda teremos motoristas humanos e maquina ao mesmo tempo nas rodovias, e nessas situações e que podemos ter mais problemas do erro humano que pode vir a causar os erros das maquinas, e que serão as decisões que a máquina poderá tomar em caso de acidentes qual a resposta que o carro vai ter em caso de vida ou morte, ele vai salvar o passageiro dentro dele ou vai salva a criança no outro carro, essas decisões serão a partir das legislação de cada pais aonde cada um deles darão suas diretrizes de funcionamento para os carros autônomos.
Nenhum comentário: